Um Brinde à Poesia

Um Brinde à Poesia

quarta-feira, 7 de maio de 2014

Um Brinde à Poesia Nit., Especial "CarMim", no MAC Niterói












Está chegando mais uma edição do Um Brinde à Poesia Nit, no MAC Niterói. Vou comemorar dois anos do lançamento do meu segundo livro "Carmim", editado pela Nitpress, apresentando alguns poemas, acompanhada do querido músico compositor e parceiro Sergio Octaviano, com a participação do querido Cayê Milfont. A atração musical fica por conta do belíssimo "Jazz in Time" apresentado pelos talentososNando Costa e Phil Gutwein. Na programação o "Momento D'versos", que é sagrado em toda edição. Desta vez com mais tempo. Teremos uma hora. Você pode se inscrever na hora ou na página do evento para participar da rodada de poesia. Até lá! Beijos no coração. Paz! Brilha Luz!

Página do Evento. Acesse e confirme a sua presença.
https://www.facebook.com/events/1409698425975425/?ref_dashboard_filter=upcoming


















Carmim, de Lucília Dowslley: a força imagética da Poesia de Reflexão.

Um prefácio de Jorge Ventura

Costumo dizer que o artista vê o mundo com um olhar diferente. Porém, independentemente da sua percepção apurada, aliás, um privilégio de que goza toda pessoa sensível, inclino especialmente minha opinião para o talento do fotógrafo ao lidar com imagens, sejam elas reais ou criadas.

E o que dizer então quando tenho em mãos escritos de grande força imagética, elaborados por uma fotógrafa poeta, também atriz, jornalista e produtora cultural das mais atuantes do cenário niteroiense? Refiro-me a Lucília Dowslley, que empresta o seu olhar artístico para a poesia de reflexão, aquela que nos desnuda diante dos espelhos e nos leva às profundas do autoconhecimento.

Desde 2004, ano de publicação do seu primeiro livro “Um Brinde à Poesia” – título homônimo do evento literário, inspirado em sonho e iniciado em 1999, como realização pessoal – Lucília vem nos brindando com experiências poéticas que possibilitam fazer do pensamento a nossa chave de transformação, de modo pungente embora libertador. E ela, fotógrafa e poeta ou poeta e fotógrafa, uma só, insiste em não perder o foco.

No auge da maturidade, a autora apresenta desta vez a nós, leitores, “Carmim”, uma obra tingida essencialmente pelo rubor de fortes sentimentos e emoções, aqui evidenciados em labaredas, sangue e vinho, como a cor rubra que vibra, atiça e excita o mais intenso amor. “Porque só o amor transforma, transmuta, transcende” (Transmutação). “Existir em todas as cores/ que o prazer/ que o querer/que a alma/ que o ser/ que o amor prometer” (Atelier das Emoções). (...) (CONTINUA)













_SE QUERES TANTO SABER SOBRE A GRANDE ALMA DO MUNDO, MERGULHAS FUNDO LÁ NA ESCURIDÃO DO TEU PRÓPRIO SER. TUDO ESTÁ GUARDADO E PODE SER REVELADO. LEVE JUNTO CONFIANÇA E FÉ REDOBRADA. AFETO, COMPAIXÃO E PERDÃO DOSADOS PARA TI E PARA TODOS AO TEU REDOR. HÁ TEMPO E REMÉDIO PARA CURAR A GRANDE ALMA DO MUNDO.

CARMIM 
Lucília Dowslley 
(texto escrito em 2005 - fotos de 2005/2011, Niterói/Rio/NY)

ALGO ESTRANHO ALGO TALVEZ PERIGOSO ALGO SEMELHANTE 
MAS QUE DESCONHEÇO ESTÁ SE APROXIMANDO
E SE EU DISSER QUE TENHO MEDO
SE EU AJOELHAR CONFESSO RÉU
DE OLHOS FECHADOS ACREDITANDO TOCAR O CÉU
E SE EU ME ESPELHAR EM FATOS PASSADOS
RECOLOCAR OS ANÉIS MESMO SABENDO QUE NÃO SOMOS FIÉIS
A CRIAÇÃO DO MUNDO AS DÁDIVAS DA NATUREZA
AS DIVINDADES CELESTIAIS AOS ESPECTROS CROMÁTICOS
COMO SÃO CRUÉIS OS ARRANHA-CÉUS
VISTOS DAQUI DEBAIXO NESTAS HORAS DE CORRERIA
OS CAMINHOS DAQUELES QUE NÃO VESTEM AS REGRAS DITADAS
MÃOS ATADAS CHEIAS DE ATADURAS 
NÃO HÁ PROTEÇÃO NEM MESMO ARMADURAS
COMO SÃO ÁRDUOS OS ENCONTROS 
DAQUELES QUE LIBERTAM AS ASAS DO SER
NA ILUSÃO DOS PRÓPRIOS PASSOS PODER VIVER
E OS POBRES MARIONETES ALINHADOS A ROTINA
CEGARAM SUAS MENTES ADORMECERAM SEUS SENTIDOS
E SE EU PUDER MUDAR AS PEÇAS 
INVERTER OS VALORES
GRITAR VERDADES ADORMECIDAS 
FAZER VALER A LEI DA CAUSA E EFEITO
VALORIZAR OS RESGATES
SUPLICAR POR AMPARADORES
DESPERTAR CONSCIÊNCIAS?
E SE VOCÊ VIESSE ALGO MUDARIA PELO MENOS PARA MIM
O MEU CORAÇÃO ACELERARIA RETIRARIA AS CELAS MORDAÇAS
OS ECOS DOS NÃOS STOPS NO
ACRESCENTARIA UM POUCO DE SIM
OH MEU DEUS!!! LEMBRA? OS DIAS ECOAVAM SEM LIMITES
FORAM AS ESCOLHAS QUE HÁ MUITOS EU FIZ TODOS NÓS FIZEMOS
NÃO TENHA PENA PARECE QUE NÃO TEM FIM
NÂOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO
SOA BEM FINO COMO UM VIOLINO LACRIMEJANDO AO LONGE 
RASO SEGREDO DÁ UM FRIO NA BARRIGA UM ARREPIO UM MEDO
VONTADE DE SAIR CORRENDO ATIRAR-ME NUM ABISMO
E VESTIR-ME DE NOITE
SONS DA ALMA CHAMAM OS MEUS PASSOS LENTOS
DESPRENDO-ME DAS ASAS
DESPEÇO-ME DAS MÁSCARAS
AS JANELAS ABERTAS FRAGMENTOS LUZ PENETRA 
OS MEUS OLHOS AZUL SEM LIMITES NA TERRA NO CÉU EM MIM
UM ENCONTRO NADA CARNAL
NÃO SERIA EU SER HUMANO NORMAL
POR CRIAR PERSONAGENS NO MEU VIVER?
VESTI A FANTASIA PARA PODER ESQUECER AS DURAS PEDRAS
NÃO SÃO MULETAS NEM DESCULPAS
SÓ A MINHA PRÓPRIA SOMBRA A REVELAR-SE NA LUZ
VOU DIZER-TE SINCERAMENTE ACREDITE
NADA FOI POR MAL NADA FOI PRA MACHUCAR
NÃO QUERO SER AQUELE QUE APAGOU AS ESTRELAS
PISOTEOU OS SONHOS
PICHOU DE CARMIM OS PÉS
SILENCIOU OS VENTOS
E CALOU SE QUER AS ESTRELAS
RETIRO-ME MUDAREI O CAMINHO
NÃO SOU FLOR SEM ESPINHO SOU SOZINHO EM MUITOS SONHANDO 
UM POUCO ALÉM DO POSSÍVEL ALÉM DA CAPACIDADE DO PERMITIDO
SOU SÓ ALGUÉM QUE AMOU E ESQUECEU-SE DE FECHAR A PORTA.

INCANDESCENTE

_CAMINHA HOMEM NA TERRA, RICO DE ATRIBUTOS ESTELARES.
VOE ANJO NA CONSTELAÇÃO DE SEU PRÓPRIO CORAÇÃO. SOMOS LUZ DE UMA SÓ SEMENTE, PARTES INTEGRANTES DE UMA SÓ MENTE. NA ILUSÃO VENTO ARRASTOU COMO UM IMENSO GIRASSOL SOLTANDO NÚMERO INCONTÁVEL DE GRÃOS NO JARDIM DO CRIADOR. GERMINADOS LUZ NASCEMOS PARA BRILHAR NUMA CIRANDA DE EUS ESPALHADOS, UM A OUTRO PROCURANDO, TENTANDO SEU PAR ENCONTRAR.








Sergio Octaviano, aos 20 anos passou a apresentar-se em casas 
noturnas e circuito universitário.
No ano de 1978 ingressou na Cooperarte criada junto à Sombras e no ano seguinte, integrou o grupo de artistas Panela de Pressão.
Em 1980 participou da "1ª Feira de Arte do CEUB" (Centro Esportivo e Universitário de Brasília) e a convite de Maurício Tapajós participou do lançamento do LP "Olha aí". No ano seguinte participou do show de Leci Brandão e Zeca do Trombone no projeto "Sete em Ponto", no Cine-Show Madureira.
No ano de 2002 ao lado de Carlos Dafé, Marko Andrade, Eliane Faria, Rubens Cardoso e Pecê Ribeiro, entre outros, participou do disco "Conexão Carioca 3". Neste CD, produzido por Euclides Amaral e apresentado pelo poeta Sergio Natureza, interpretou duas composições de sua autoria: "Estranho homem" (c/ Renato Duarte) e "Mulequim" (c/ Euclides Amaral), esta última, com acompanhamento da Banda Elos.
Em 2003, o disco "Conexão Carioca 3  Bônus" foi relançado pelo Selo Peixe Vivo, sendo adicionadas quatro faixas-bônus. No ano de 2004 atuou como diretor artístico e apresentou-se regularmente na casa de espetáculos Novo Cortiço, em Laranjeiras, Zona Sul do Rio de Janeiro.
Em 2005 participou do lançamento do CD "Um pouco de mim", de Sergio Natureza, espetáculo que reuniu Sergio Natureza, Euclides Amaral, Eud Pestana, Bruno Cosentino, Wagner Guimarães, Iverson Carneiro, Ivan Wrigg, Lúcio Celso Pinheiro e Eduardo Ribeiro na Casa de Cultura de Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro.
Em 2006 foi uma das atrações do festival cultural "IV Semana Cultural de Santa Tereza". Neste mesmo ano começou temporada de shows e apresentações no Bar Santa Arte, em Santa Tereza, centro do Rio de Janeiro, onde ficou até o ano de 2008.
Nos anos de 2008 e 2009 fez temporada do show "Elos" no Casarão Cultural Terra Brasilis Hostel, em Santa Teresa.
Em 2009 transferiu-se para a cidade de São João Del Rey, em Minas Gerais, onde participou do projeto "Zona da Música", evento de revitalização do Corredor Cultural da Rua da Cachaça, na cidade de São João Del Rey. A partir desse mesmo ano passou a integrar, como violonista, a Orquestra Popular Livre (OPL) de São João Del Rey.
No ano de 2011, integrando, como violonista, a Orquestra Popular Livre, apresentou-se em palco montado na Avenida Tancredo Neves, em São João Del Rey, juntamente a Amanda Couto (voz), Mariza Mateiro (flauta), Rodrigo Godói (saxofone), Guilherme Neto (saxofone), Cleber Ribeiro (trombone), Carolina Neves (violino), Fernanda Souza (violino), Henrique Cirilo (violino), Helber Monteiro (violino), Rafael Ribeiro (violino), Guilherme Faria (bateria) e João de Oliveira (violão).
No ano de 2012, ao lado de Elza Maria, Edir Silva, Marko Andrade, Pecê Ribeiro, Namay Mendes, Sidney Mattos, Heloísa Helena, Renato Piau, Victor Biglione, Reppolho, Rubens Cardoso, Reizilan, Lúcio Sherman, Carlos Dafé, Anna Pessoa, Martha Loureiro e Cláudio Latini, participou do CD "Quintal Brasil - Poemas, letras & Convidados", do poeta e letrista Euclides Amaral, no qual interpretou a faixa "Mulequim", parceria de ambos.
Bibliografia Crítica
ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira - Criação e Supervisão Geral Ricardo Cravo Albin. Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora Paracatu, 2006. AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2008. 2ª ed. Esteio Editora, 2010.AMARAL, Euclides. O Guitarrista Victor Biglione & a MPB. 2ª ed. Esteio Editora, 2011.AMARAL, Euclides. Poesia Resumida - Poemas & Letras (Antologia Poética). Rio de Janeiro: Edição Casa 10 Comunicação, 2013. REPPOLHO. Dicionário Ilustrado de Ritmos & Instrumentos de Percussão. Rio de Janeiro: GJS Editora, 2012. 2ª ed. Idem, 
2013. Discografia
(2012) Quintal Brasil - Poemas, Letras & Convidados (Participação) • Selo Ipê Mundi Records/Noruega • CD
(2003) Conexão carioca 3 Bônus • Selo Peixe Vivo • CD
(2002) Conexão carioca 3 • Selo BigVal Produções • CD




                                           ATRAÇÃO MJUSICAL





Nenhum comentário: