Foi lançado no dia 11 de junho de 1999, pela fotojornalista, atriz e poeta Lucília Dowslley. O objetivo deste Movimento é divulgar a obra de artistas consagrados na literatura e na música - letrista, proporcionar espaço para novos autores e compositores,estimular e encorajar aqueles que nunca se apresentaram num sarau ou mesmo falaram num microfone em público e promover lançamento de livros ou cds, sem custo algum para o artista. umbrindeapoesia@gmail.com
Um Brinde à Poesia
terça-feira, 22 de julho de 2008
Ela acreditava em anjo e, porque acreditava, eles existiam.
Clarice Lispector
(A Hora da Estrela)
LUCÍLIA DOWSLLEY - ATRIZ, FOTOJORNALISTA, POETA.
No dia 11 de junho de 1999, lançou o Um Brinde à Poesia Movimento pela paz e liberdade de ser, que reúne várias expressões artísticas, tendo como fio condutor a poesia. Nos cinco anos do Movimento, lançou o primeiro livro Um Brinde á Poesia, com fotos, pensamentos e poesias. Apresentou o evento
No Paraguai (Encontro Pela Paz e União dos Povos), e lançou o livro em Nova York e Nova Jersey.
O Movimento já passou pelos principais pontos culturais de Niterói como o MAC, Museu do Ingá, Museu Antônio Parreiras, Teatro da UFF, Cantareira, entre outros.
Trabalhou como fotógrafo free-lancer da Bloch Editores e estagiou no jornal O Fluminense. Hoje é fotógrafa free-lancer, dedicando-se a fotografar para o meio cultural e projetos artísticos.
Em 20 de Julho de 2005, inaugurou o Ateliê do Poeta, na Avenida Central, em Itaipu, participando da Rota das Artes. O Ateliê promove oficinas, workshops, palestras, eventos, espetáculos e exposições, unindo diversas manifestações artísticas e culturais.
Ministra Oficinas de teatro para criança de 3 a 10 anos, no Jardim Escola Sementinha Iluminada, em Itaipu e Oficina de Criação Poética Teatral, em espaços culturais e eventos.
Atua interpretando poesias próprias e homenageando grandes nomes em eventos, inclusive no Um Brinde à Poesia, Movimento pela paz e liberdade de ser, (que acontece mensalmente) de sua própria criação, 1999/2008.
Desenvolve souvenir e brindes criados a partir das composições de foto e poesia. .
Entre eles: camisetas, canecas, imãs, chaveiros, cordões, chapéus, porta-jóias, pôsteres, quadros, postais, entre outros.
Sua principal característica é a fusão de várias artes como a poesia, o teatro e a fotografia, sempre captando os mistérios do ser humano e seus reflexos na realidade moderna. O que a artista pretende nos workshops é sempre fazer uma viagem ao ser.
SIM. EM 2009 O UM BRINDE À POESIA COMPLETARÁ 10 ANOS NO DIA 11 DE JUNHO.
E COMO SERÁ ESTA COMEMORAÇÃO? EU COMO CABEÇA DO MOVIMENTO RESPONDO QUE NÃO SEI. TENHO ALGUNS OBJETIVOS TRAÇADOS MAS NADA DEFINIDO QUANTO AO EVENTO COMEMORATIVO. A NÃO SER QUE SEGUINDO AS TRADIÇÕES QUERO QUE SEJA NO MAC.
ENTÃO, TIVE A IDÉIA DE CUIDAR PASSO A PASSO DESTE CAMINHO QUE SE FAZ AO CAMINHAR. PRIMEIRO O UM BRINDE PASSARÁ A ACONTECER A PARTIR DE SETEMBRO EM MAIS DE UM LUGAR. ALÉM DA APRESENTAÇÃO NO ESPAÇO CULTURAL TRIBO URBANA, ACONTECERÁ TAMBÉM NA LIVRARIA ROMANCEIRO. EM OUTUBRO TEREMOS MAIS NOVIDADES.
REABRI A OFICINA DE CRIAÇÃO POÉTICO TEATRAL CRIANDO AS CÉLULAS DO UM BRINDE. COMO DISSE ANTES: SOU A CABEÇA; PRECISO DE UM CORPO E AS CÉLULAS, OU SEJA MEUS ALUNOS FORMARÃO ESTA CÉLULAS.
QUEM SE INTERESSAR ENTRE EM CONTATO
TEREMOS NOVIDADES PELA FRENTE. MUITAS NOVIDADES.
DETALHES SOBRE AS NOVAS CÉLULAS AQUI, EM BREVE.
PAZ! GRAÇAS A DEUS! BRILHA LUZ!
LUCÍLIA
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário